Gestão Estratégicaetapas-planejamento-estrategico

É difícil fazer algo sem um plano. Quer esteja a treinar um time de futebol, preparando o jantar da Semana Santa ou dirigindo uma pequena clínica, você precisa de plano, e neste post abordarei cinco etapas do planejamento estratégico.

Um planejamento estratégico examina todas as coisas que sua pequena clínica ou hospital poderia fazer e reduz às coisas que você realmente é bom em fazer. Um plano estratégico também ajuda os líderes empresariais para determinar onde investir o seu tempo, capital humano e dinheiro.

Mas, como devem focar as pequenas empresas para fazer um planejamento estratégico? Há centenas de livros de negócios dedicados ao tema. Já li muitos, os outros coloquei na estante só para exibi-los.

O desenvolvimento de um planejamento estratégico pode parecer um processo complexo e grandioso, mas se você desdobra e coloca em etapas, fica mais fácil de abordar. Aqui está cinco etapas do planejamento estratégico:

1. Determine onde você está:

Isso é mais difícil do que parece. Algumas pessoas vêem a si mesmas como QUEREM ver-se a si mesmas, e não como realmente aparecem para os outros. Muitas pequenas empresas se vêem presas nesta mesma armadilha.

Para obter uma imagem precisa de onde está o seu negócio, realize auditorias externas e internas, para obter uma compreensão clara do mercado, o ambiente competitivo e as competências de sua organização (sua competência real, não percebido).

2. Identifique o que é importante:

Concentre-se em onde você quer levar a sua organização com o tempo. Isso define a direção da empresa à longo prazo e define claramente a missão (mercados, clientes, produtos, etc.) e a visão (conceituação do futuro de sua organização).

A partir desta análise, é possível determinar os temas prioritários que são cruciais para a sobrevivência e desenvolvimento geral da empresa, que requerem a atenção completa e imediata de toda a equipe de gestão. O plano estratégico deve concentrar-se nestas questões.

3. Defina o que deve ser alcançado:

Defina os objetivos esperados que indiquem claramente o que sua organização deve fazer para abordar os temas prioritários.

4. Determinar quem é responsável.

É assim que você vai chegar onde você quer ir. As estratégias, os planos de ação e os orçamentos são etapas do processo que comunicam de forma eficaz como será alocado o tempo, capital humano e dinheiro para abordar os temas prioritários e alcançar os objetivos definidos.

5. Revisão. Revisão. Revisão:

Não acabou. Nunca se acaba. Para assegurar que o plano funcione, você deve realizar regularmente revisões formais agendadas do processo e refinada conforme necessário. Sugiro ao menos uma vez por trimestre.

Um planejamento estratégico é uma coisa maravilhosa. Esse passo a passo pode ajudá-lo a levar a sua pequena clínica a lugares que você nunca pensou que seria possível. Se ainda não o fez, aproveite o tempo para criar um plano estratégico agora. Vai ajudá-lo a manter a sua pequena empresa no caminho certo e que você se concentre no futuro.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioPostar Comentário